Uncategorized

Consumo colaborativo possibilita acesso a bens e serviços com menor custo

Considerado o escambo da era digital, o consumo colaborativo é um movimento que tem como pilares a ajuda mútua, o consumo consciente e a economia dos recursos naturais. Ao propor que os produtos sejam utilizados pelo maior número de pessoas possível, aumentando sua vida útil e evitando o uso de novas matérias-primas, incentiva a responsabilidade ambiental e facilita o acesso a bens e serviços. Em tempos de crise econômica e com a facilidade da internet, esta nova forma de viver e consumir se multiplica em todo mundo e, cada vez mais, novos websites que funcionam como plataformas para a troca, revenda ou empréstimo de produtos, são criados no Brasil.

Quem nunca ouviu falar no site Mercado Livre? Um dos precursores no Brasil do fenômeno que está modificando não o que consumimos, mas como consumimos, aproxima o interessado em vender, revender ou trocar um produto que não lhe é mais útil e o potencial comprador, nos moldes do gigante americano e-Bay. Há de tudo no site, de antiguidades a acessórios para aquela bicicleta dos anos 70 que dificilmente se encontraria em uma loja e que, para alguns, só serve para abarrotar o depósito, gibis, relógios. Já o Descola Aí, lançado em junho de 2011, proporciona o aluguel de todo o tipo de produto, dividido nas categorias esportes, ferramentas, eletrônicos, artigos para eventos e diversos. Tem de tudo: bicicleta, patins, equipamentos para aventura, carrinho de bebê, furadeira, serra elétrica, kits de segurança e muito mais.

A primeira plataforma do gênero no país retém os dados do cartão de crédito de quem está alugando o artigo até o momento da devolução como forma de garantia para quem emprestou, caso o objeto não seja devolvido nas mesmas condições. O site também proporciona a troca de bens culturais, como CDs, filmes, livros e games, sempre difundindo os conceitos do consumo colaborativo, movimento considerado pela revista Time como uma das “10 Ideias de Vão Mudar o Mundo”.

Mais do que mudar a forma de consumir, o movimento exige uma modificação na forma como nos relacionamos, já que o modelo peer-to-peer, algo como de parceiro para parceiro, exige confiança mútua. Como emprestar bolsas de grife e vestidos caros, o carro, dar uma carona, dividir o taxi ou até mesmo trocar de casa com pessoas que não conhecemos? Como toda a relação humana, evidentemente, há algum risco apesar dos cadastros serem bastante abrangentes. Para minimizá-lo, alguns websites operam no modelo de clubes de aluguel, outros propõem que todos os envolvidos no negócio deem nota para os parceiros, estabelecendo um ranking de confiabilidade.

Outra sugestão, principalmente dos sites de troca e aluguel de casas, como o TrocaCasa, ligado ao HomeExchange, que atua em 148 países e já proporcionou mais de 250 mil trocas, e o AirBNB, é que as pessoas estabeleçam uma relação via redes sociais para se sentirem mais seguras. O TrocaCasa inclusive aponta como um dos benefícios de viajar por meio deste sistema, além da questão financeira, de que pode-se fazer amigos para toda a vida. O site permite que se troque de residência com pessoas de qualquer parte do mundo interessadas em viajar ao Brasil, simultaneamente, ou viajar (sozinho ou com a família) como hóspede e depois, ou antes, receber o mesmo número de pessoas em sua casa.

É crescente o número de sites criados a cada dia para mediar as partes interessadas no comércio colaborativo. Selecionamos alguns que operam no Brasil para você também aderir a este modelo de consumo que atende as principais questões que nos preocupam na atualidade – redução na geração de resíduos, reutilização dos produtos e reciclagem, o que está sendo denominado de teoria dos 3Rs.

www.mercadolivre.com.br (revenda e troca de produtos diversos)
www.zazcar.com.br (compartilhamento de carros)
www.mobilicidade.com.br (aluguel de bicicletas no Rio de Janeiro e em João Pessoa)
www.clubedobrinquedo.com.br (aluguel de brinquedos)
www.descolaai.com.br (aluguel de produtos variados e troca de objetos culturais)
www.trocacasa.com.br (troca de casas ou hospedagem domiciliar)
www.freecycle.org (trocas gratuitas)
www.livrolivre.art.br (compartilhamento gratuito de livros)
www.livralivro.com.br (troca de livros)
www.meiotaxi.com.br (coloca em contato pessoas que desejam dividir a corrida)
www.caronabrasil.com.br (compartilhamento de viagens e trajetos corporativos urbanos)
www.caroneta.com.br (caronas corporativas)

Fonte: Conexão Online

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s