Uncategorized

Motoristas de ônibus e ciclistas vão trocar de papel no biciRio 2013

BiciRioCom três dias de atividades durante a Semana do Dia Mundial Sem Carro, biciRio quer conscientizar motoristas a respeitar e proteger o ciclista nas ruas. Tema deste ano será focado na Educação e Comportamento

 Como um motorista de ônibus enxerga um ciclista em seu retrovisor no calor e tensão do trânsito? Qual a sensação do ciclista quando se vê lado a lado com um ônibus ou caminhão?  Motoristas de ônibus e ciclistas vão descobrir isso no próximo dia 23 de setembro, numa ação que acontece em paralelo à sessão de debates técnicos do 3º Forum da Mobilidade por Bicicleta – biciRio 2013, no auditório do RioZoo, na Quinta da Boa Vista.

Numa ação conjunta com a Rio Ônibus, através da Viação Ideal, eles vãotrocar, literalmente, de papel:motoristas vão dar uma pedalada para experimentar a sensação dos ciclistas no transito diante dos demais veículos. Em outro momento, os ciclistas serão estimulados a sentar na direção de um ônibus – parado, evidentemente – para terem uma idéia exata da visão que os motoristas têm deles no convívio do transito urbano. 

A ação é parte de um Programa intitulado “Rio Capital da Bicicleta. Eu apoio!” desenvolvido pela Prefeitura do Rio de Janeiro por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), que conta com a parceria da Viação Ideal,  integrante do Consórcio Internorte, que opera na Ilha do Governador. O objetivo é educar e conscientizar os motoristas de ônibus a respeitar e proteger o ciclista nas ruas, e oferecer ao usuário da bicicleta maior segurança e incentivá-los a deixar o carro em casa, além de respeitar as regras de trânsito como qualquer veículo comum.

Com foco na educação, cultura e comportamento, o programa completo desta terceira edição do Fórum da Mobilidade por Bicicleta – biciRio 2013  acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de setembro, e já é parte do calendário da Semana do Dia Mundial Sem Carro, numa iniciativa da Prefeitura do Rio, através da Secretaria de Meio Ambiente (SMAC).

3115561Serão três dias de atividades, culminando com o passeio ciclístico no Dia Mundial Sem Carro, que começa no sábado com uma visita técnica (dia 21/09), partindo da Central do Brasil em um trem da SUPERVIA para os participantes que visitarão bicicletários da Zona Oeste. No dia seguinte será a vez do passeio ciclístico (domingo,  22/09) que no ano passado reuniu 12 mil pessoas no Aterro do Flamengo.

A segunda-feira, dia 23/09, será reservada ao debate técnico, que prevê uma mesa redonda para discutir a questão do comportamento e educação de ciclistas, motoristas e demais cidadãos no trânsito urbano, reunindo psicólogos, especialistas, universidades, ciclistas, gestores, ONGs cicloativistas etc., no Auditório do RioZOO, na Quinta da Boa Vista.

A grande pergunta que se quer colocar na mesa de debates é: “por que é tão difícil cumprir regras e leis, de ambos os lados, tornando a convivência tão perigosa? Como um motorista de ônibus ou de um automóvel vê a bicicleta nessa convivência, e vice versa? Qual o comportamento e o papel do ser humano nessa relação entre homem e máquina, onde os mais fortes subjugam e oprimem os mais fracos – vide ônibus X bicicleta? A idéia mostrar na prática como isso se dá no dia a dia e discutir maneiras de como mudar o comportamento para reverter essa situação.

A agenda técnica prevê ainda palestras e cases de modelos aplicados em todo o País que possam ser replicados em outras cidades e regiões, além do Rio de Janeiro, com a presença de participantes de todo o País.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s