Uncategorized

Por que você não deve assistir à nova novela hoje à noite

Passeando pelo Facebook na hora do almoço me deparei com esse texto – Por que você não deve assistir à nova novela hoje à noite – e gostei bastante do que li. Por isso, e pelo fato do texto vir de encontro com tudo que discutimos aqui no Share – aproveitar melhor a vida, compartilhar atitudes positivas, e dividir boas vibrações – decidi compartilhá-los com vocês. Não quero discutir o que cada um faz, fez ou fará, mas acredito que uma nova visão de ver as coisas não faz mal a ninguém. Espero que assim como eu, vocês gostem, se identifiquem e compartilhem!

novelaPor que você não deve assistir à nova novela hoje à noite

Não vamos aqui argumentar que novela é “coisa de alienado, subproduto cultural, estratégia de dominação em massa” ou qualquer outro clichê do tipo. Acreditamos que novela é um produto de entretenimento como qualquer outro, que cumpre sua função tanto quanto música, artes plásticas, teatro, cinema etc.

Ainda assim, temos a proposta de que você não deve assistir a Em Família hoje à noite. Você sabe, o nome deste site é Mude e nós nos sentimos meio que na obrigação de propor alguns desafios de vez em quando. Por que você não deve assistir à nova novela hoje à noite.

O primeiro motivo pelo qual você não deve ver a novela hoje é que você já a viu antes. É uma novela do Manoel Carlos. Então você sabe que em algum lugar do Leblon, ao som de Bossa Nova, formar-se-á um triângulo amoroso entre alguma mulher de classe média alta chamada Helena e mais dois galãs, provavelmente um vindo do passado.

Você sabe que a Helena vai comer o pão que o diabo amassou por alguns meses, vai ficar um tempo com um, um tempo com outro, e no final se arrumará com aquele com o qual o público mais simpatizar. Ao outro galã restará alguma outra mulher que ganhará importância durante a história.

É provável ainda que você veja o José Mayer pegando todas as mulheres do elenco, o Reinaldo Gianecchini fazendo aquela atuação de Reinaldo Gianecchini, empregadas domésticas como parte da família, o Paulo José enfrentando alguma doença como alcoolismo ou Parkinson e um ou outro casal homoafetivo para cumprir a cota obrigatória da Globo.

Você já viu essa história em Viver a Vida, Páginas da Vida, Mulheres Apaixonadas, Laços de Família, Por Amor, História de Amor etc. etc. etc.

Apesar de tudo, este não é o motivo principal para você não ver a novela. Nós gostamos de rever filmes, o cérebro parece relaxar ao acompanhar uma história previsível, traz uma sensação de conforto propícia para o fim de noite.

O principal motivo para você não assistir a Em Família é o custo de oportunidade.

O que você faria com 257 horas livres?

2

Uma novela das 21h na Globo tem, em média, 70 minutos de duração por noite. A que acabou na última sexta-feira contou com 221 capítulos.

Em uma conta simples, chegamos a 15.470 minutos de novela, ou um pouco mais que 257 horas.

O desafio que estamos propondo é que, somente dessa vez, você experimente substituir a já batida novela das 21h, com todas as suas previsíveis tramas, por alguma atividade em que você se sinta cheio de vida, com brilho nos olhos, com tesão em avançar.

Pense que você está nos últimos minutos da sua vida e começa a lembrar o que fez de bom.

Provavelmente virão à sua mente momentos especiais como quando você passou no vestibular, formou-se na faculdade, deu o primeiro beijo, saltou de paraquedas, teve um filho, andou de skate, tocou uma guitarra, viajou pelo mundo.

Dificilmente entre os seus grandes momentos na vida estarão as 221 noites que você ficou deitado no sofá vendo a novela.

Alternativas para a novela

Já podemos até ouvir a sua zona de conforto argumentando que a novela no final de noite é uma forma cômoda de terminar o dia, relaxar, desligar o cérebro e descansar para o dia seguinte.

Existem, no entanto, diversas outras maneiras de relaxar que você provavelmente nunca experimentou antes. E com seis ou sete meses, com 257 horas disponíveis, dá para você ficar craque em quase qualquer coisa.

Se você só quer ficar em casa, pode iniciar um curso de espanhol online, pode criar um site, pode escrever um livro, pode cultivar uma pequena horta, pode meditar, pode fazer yoga, poder ler mais de 20 livros.

Sem nem inventar muito e mantendo o mesmo padrão de sofá-televisão, você pode assistir a 221 filmes diferentes dos melhores diretores de cinema de todos os tempos!

Já se você quer viver a vida lá fora, pode aproveitar essas 257 horas livres para fazer passeios ciclísticos noturnos, para aprender a andar de skate, para visitar pontos turísticos da sua cidade que você nunca conheceu, para ir à casa de amigos e jogar jogos de tabuleiros, para fazer musculação, para praticar corrida noturna, para fazer um curso qualquer.

As possibilidades são imensas e aí é que está a graça da coisa: você estará fazendo algo novo, diferente, em vez de rever pela enésima vez a mesma estrutura de história da novela das 21h.

Você não tem nada a perder: se nada der certo, daqui a pouco vem outra novela com o mesmo padrão de história para você se entreter. Até essa mesmo que começa hoje em breve estará sendo reprisada no Vale a Pena Ver de Novo ou na TV por assinatura. Por que não experimentar algo diferente?

A pergunta é: daqui a sete meses, você, que está lendo este post, terá um monte de boas histórias e experiências de vida para contar e colocar entre os seus melhores momentos, ou terá apenas assistido a mais uma novela do Manoel Carlos, com a Helena, o Leblon e os clássicos da Bossa Nova?

Fonte: Medium

Anúncios

12 thoughts on “Por que você não deve assistir à nova novela hoje à noite

  1. Amei o post!!! Amei o texto, obrigada por compartilhar e SIM , acho que aproveitamos muito mais a vida, as pessoas que amamos, as coisas se nos desvencilharmos desta mídia que nada tem a nos acrescentar….

  2. Muito bom o post! Adorei, aqui em casa desde nossos filhos pequenos, tivemos o cuidado de não ficarem refém da TV e quando assistimos temos o cuidado de selecionar o que vale a pena ver e temos também a opção de uma boa programação na TV a cabo, onde passa excelentes programas.
    Novela basta você ver uma, porque todas as outras são iguais!

  3. Geralmente não gosto muito dessas coisas que falam “se você tivesse evitado fazer tal coisa diariamente teria tido x mil minutos a mais para viver” ou “se você tivesse economizado x centavos por dia com o qual você gastava no café teria x bilhões de reais aos 50 anos”. Acho um pensamento de quem “planeja” por demais as coisas e, na maioria dos casos, quem vive planejando a vida, esquece de vivê-la. Mas a contexto – em si – foi ótimp. Novelas, na maioria dos casos, tentam nos passar uma eterna ideia de aceitação perante a sociedade e o bem vencendo sobre o mal. Sou gay, você precisa me aceitar. Tenho autismo, você precisa me aceitar. Sou pobre, você também precisa me aceitar. Sou rico, me aceite também. E todo aquele bla bla bla que mesmo nós, que nunca assistimos novela, sabemos que acontecem. É melhor mesmo aproveitar os 70m que geralmente as pessoas gastam assistindo isso com outras coisas que gerariam um grau muito maior de alegria, bem-estar, inteligência e senso crítico! Belo Texto!

  4. Pingback: Por que você não deve assistir à nova novela hoje à noite | karinecrisostomo

  5. Se alguém se submete a ver as novelas todos os dias, é porque realmente acha aquilo válido e produtivo. Se para ti é mais produtivo ver centenas de filmes diferentes, á pessoas que preferem assistir não só as novelas das nove, mas também todas as novelas que passam no horário da noite. É a velha história da frase “Gostos e amores não se discutem” .

  6. Já fazem alguns anos que sou adepta a dispensar as novelas, não só da globo, mas de qualquer emissora.
    E a melhor coisa a se fazer é tudo isso que você compartilhou nesse texto. Esses 70 minutos podem ser muito bem utilizados na leitura de um livro novo, ou até mesmo um que você vai ler pela terceira vez. E é o que eu faço, leio 3 livros ao mesmo tempo, e sou muito mais feliz com isso!

  7. Adorei, acho que todos deveríamos gastar nosso tempo com coisas úteis, não com novelas que a a Globo proporciona, que só ensina a sociedade a parte ruim da vida, mas sempre no ultimo capitulo as coisas se acertam e tudo entra no eixo, rum como se a vida real fosse fácil assim!

  8. Excelente texto, se colocado realmente em pratica… bravo, se despojado do sentimento de superioridade sobre o outro… otimo!! ¨Se eu fosse vc¨, nome de filme, mas me refiro á Manoel Carlos… eu/vc gostaríamos de ver nossa ¨obra, trabalho, estilo de dramaturgia desdenhado…??!! Eu/vc faria…/escreveríamos igual? Faria…/escreveríamos melhor!!?? Mas como disse, a ideia em si e a possibilidade de fazer diferente é boa, são validos. Gosto de passear pelos pensares, saberes… Opiniões, mesmo tendo uma própria e que ñ precisa ser ¨imutável!¨ rsrs.. mas por favor, nada de ditames, narinas em pé, olhares altivos, corações soberbos, dedos em riste, julgamentos precipitados… porque na verdade mesmo, Cada um sabe a dor e a delicia de ser o que é… e nesse aspecto, quem é idôneo!!?? Mas uma vez, parabéns… abraço pra vosmiçês… 🙂

  9. Amei a matéria! Faz tempo que não assisto na íntegra nenhuma novela, mas me levou a pensar o quanto perdemos tempo com coisas que já sabemos aonde vai dar… tempo que poderia ser utilizado para a família, para o estudo, para os amigos… enfim para coisas úteis.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s