Uncategorized

“O que o Brasil pode ensinar ao mundo sobre viver bem”

O site de notícias americano The Huffington Post publicou terça-feira (28/01) matéria em que destaca as lições que o brasileiro pode dar ao mundo sobre o prazer de viver bem com felicidade e saúde. Confira o resumo da reportagem, que pode ser lida na integra aqui.

agradar-demasA felicidade é uma prioridade

O brasileiro possui uma alegria de viver diferente de todos os países do mundo. O bem-estar em relação aos demais é tão relevante que a Fundação Getúlio Vargas criou neste mês um índice que mede a felicidade. Na pesquisa, as mulheres brasileiras se posicionaram como as mais felizes do mundo. E, em relação aos BRICS, o Brasil é ranqueado como o mais alegre, ou seja, “o país mais feliz mesmo lutando contra inúmeras desigualdades sociais e mudanças constantes nas circunstâncias política e econômica”.

uma-festa-em-casa-1Celebrar é um modo de viver

O jornal destaca que seria fácil imaginar o carnaval como a festa mais importante para os brasileiros, mas essa percepção seria errada, já que os “brasileiros transformam todas as ocasiões, da festa de São João ao Ano-Novo, nas maiores demonstrações de alegria, união e expressão artística”.

Os brasileiros dão sempre “um jeitinho”

A concepção de que o brasileiro sempre dá sempre um jeito de conseguir ou fazer o que quer também é tema abordado na matéria. “Essa mensagem de resiliência e desenvoltura é o conceito central do ‘jeitinho brasileiro’, uma espécie de rota alternativa ou atalho para conseguir o que se quer”

ciclovia-rio-de-janeiroBrasileiros praticam atividade física

O exercício é uma constante na maioria do povo brasileiro e o resultado é que o “País possui a segunda maior indústria de fitness do mundo e menor peso médio e IMC do que os americanos”.

Brasileiros bebem sucos  naturais

Os brasileiros consomem sucos de frutas frescas há décadas. Casas de sucos não são apenas para dietas, no Brasil, diz a matéria, eles são para todos.

Brasileiros estão cercados por belezas arquitetônicas

Mesmo as belezas naturais do País não impediram o brasileiro de ter criado uma rica tradição na arquitetura mundial, popularizada pelas obras do arquiteto Oscar Niemeyer.

diversidadeDiversidade é um modo de viver
Indígenas, nigerianos, portugueses, italianos, alemães, japoneses e coreanos. O Brasil é um verdadeiro mosaico de culturas, mas isso não quer dizer que não respeite as diferentes etnias, culturas e tradições.

Cafezinho o dia inteiro

“Se você já viveu ou trabalhou no Brasil, sabe que o tempo pode ser medido nas pequenas xícaras de café expresso que é consumido por empresários e estudantes. No total, os brasileiros bebem uma média de 5,8kg de café por pessoa, por ano, o que ajuda a melhorar a saúde do coração, prevenir o diabetes, alguns tipos de câncer e até mesmo afastar a depressão”

Brasileiros trabalham para diminuir a desigualdade social
Para o The Huffington Post o abismo entre pobres e ricos está começando a diminuir no Brasil. A desigualdade social cai a uma taxa de 2,2% ao ano e a taxa de pobreza cai 7,9% ao ano, de acordo com relatório do centro de políticas sociais da USP informado na matéria.

Caricatura - Ginga do Mané - Jason Lima e SilvaBrasileiro produz e ouve música

A diversidade da música brasileira também é citada: do samba ao pagode, axé, chorinho, forró ao MPB, rap e o funk carioca. “E isso só pode ser uma coisa boa: fazer e ouvir música melhora a cognição, alivia o estresse e melhora o funcionamento imunológico”.

Ir a praia é um direito de todos

A praia é um bem democrático e público para o brasileiro.  “O que só pode ser algo positivo: estar próximo do mar traz diversos benefícios, como  melhoria do humor, da pressão arterial e frequência cardíaca mais lenta.

As famílias brasileiras são unidas

Há ainda no brasileiro um forte sentimento de unidade familiar. “Laços familiares e relações intimas com os amigos ao longo da vida é um dos mais altos indicadores de longevidade e felicidade na vida”.

Clique para ler a matéria na íntegra.

Fonte: Diário Catarinense

Advertisements

One thought on ““O que o Brasil pode ensinar ao mundo sobre viver bem”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s