Uncategorized

Utilizar o crowdsourcing para trazer felicidade às nossas cidades

O que faz uma cidade feliz? E se recorrermos ao crowdsourcing para encontrarmos juntos respostas pertinentes?

Esse local lhe evoca beleza, paz, ou felicidade?Pesquisadores da Cambridge University, lançaram um projeto de crowdsourcing em torno da cidade de Londres. O objetivo é definir os lugares da capital inglesa que mais evocam paz, felicidade ou beleza.

O site urbangems irá pedir às pessoas que comparem duas vistas de Londres e definam qual representa melhor uma dessas três qualidades: felicidade, tranquilidade ou beleza.

Os resultados serão utilizados para criar um ranking dos lugares mais “alegres” de Londres. Isso poderia em seguida ser utilizado para um melhor planejamento urbano.

Virtudes estéticas:

Ao selecionar o que cada local lhe evoca, os utilizadores são convidados a adivinhar a percentagem de outras pessoas que pensam da mesma maneira.

Terão também a possibilidade de adicionar palavras chave e outras informações que ajudarão a explicar as razões de suas escolhas mais detalhadamente.

“Tendo em mãos uma lista compreensível das virtudes estéticas, teremos mais chances de entender e sistematicamente recriar espaços públicos que amaremos de maneira intuitiva,” explica o líder dos pesquisadores, Daniel Quercia, do laboratório de computação da universidade de Cambridge.

Para não influenciar a decisão de cada participante, as fotos utilizadas serão fotos disponibilizadas publicamente por serviços como o Google’s StreetView, e terão todas a mesma qualidade de imagem.
800px-London_Thames_Sunset_panorama_-_Feb_2008Planejamento urbano:

A longo prazo, o plano é que o site possa oferecer recomendações personalizadas dos lugares da cidade. Os utilizadores também poderão colocar fotos e tags de seus lugares preferidos no site, criando assim o que os pesquisadores descrevem como um “site de encontros graças ao qual uma pessoa poderia encontrar sua alma gêmea de acordo com critérios em comum, relacionados às sensações que a cidade evoca em cada um”. Sociólogos poderiam utilizar os resultados para entender porque alguns bairros despertam mais atração que outros e aproveitar para melhorar o aspecto visual dos bairros que despertarem menos sensações positivas nos participantes do projeto.

Fonte: Zarpante

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s