Uncategorized

‘Fórmula da felicidade’ existe, afirma psicólogo

Passar um tempo ao lado dos “mais chegados”enquanto estamos em contato com a natureza é uma maneira eficaz de ampliar a sua felicidade, garante o Ph.D da Universidade de British Columbia (UBC), Mark Holder. O especialista lançou a novidade às vésperas do Dia Internacional da Felicidade — 20 de março. Sim, desde 2012 existe até o dia da felicidade! Mas será que isso tudo não passa de papo furado?

Mark é professor de Psicologia da UBC e atualmente lidera uma equipe de pesquisa que identifica os fatores que contribuem para a felicidade em crianças, tais como o temperamento, as relações sociais e a espiritualidade. Sua equipe também investiga estratégias para aumentar a felicidade em adultos. “Tradicionalmente, a psicologia foca no que há de errado com você e como podemos corrigir isso”, diz Holder. “Mas nós estudamos o que há de correto em você e como promover isso.”

467632041

Quem pode ser feliz?
Não existe apenas uma estratégia para este propósito. O que faz uma pessoa feliz pode não funcionar para outra pessoa. Em geral, aqueles que dão prioridade e cultivam suas relações pessoais são mais felizes. Mais importante do que o número de amigos é a qualidade desses amigos.

Além disso, aqueles que são mais felizes geralmente são pessoas que gostam de interagir e apreciam a beleza da natureza; pessoas que se exercitam, são voluntárias, e têm hobbies. São indivíduos que também têm objetivos claros, os quais muitas vezes envolvem ajudar os outros e melhorar a sua comunidade. Outra coincidência é que essas pessoas são mais propensas a terminar aquilo que começam — elas vão até o fim para concluir seus objetivos. A espiritualidade também está ligada à felicidade.

Invista seu tempo em atividades positivas
Quer ter mais bem-estar na vida? Fazer atividades que estão diretamente relacionadas à felicidade já é um ótimo começo. Por exemplo, você pode andar de bicicleta com um membro da família ou tirar aquele par de patins do guarda-roupa e ir para a pista com algum amigo. Isso vai contribuir pra que você se exercite enquanto passa um tempo com aqueles que mais gosta; tudo sem deixar de contemplar a natureza, é claro.

Qual a “ciência da felicidade”?
Com uma visão mais aberta e apreciativa do potencial, das capacidades e, principalmente, das motivações da existência, a psicologia positiva defende uma posição ousada na ciência: a de melhorar o ser humano. Para Holder, as abordagens tradicionais em áreas como a psicologia e a medicina tendem a se concentrar apenas em déficits e disfunções. O questionamento seria usado pelos pesquisadores somente para descobrir o que há de “errado” com você e como isso pode ser “corrigido”.

Apesar de nobre e admirável, a iniciativa ignora um detalhe crucial: contemplar o potencial da psique humana não necessariamente indica a resolução de um mal presente. Em outras palavras, levar em conta apenas qualidades de uma pessoa não é estratégia para eliminar seus defeitos. E pra você, caro leitor, existe alguma formula para a felicidade?

Fonte: Yahoo

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s