Uncategorized

ADOTE UM CIENTISTA! A união entre industria e academia em prol da reciclagem de resíduos complexos

lixoVocê sabia que aqui no Brasil 60% dos resíduos vão para o lixão, 28% para aterro e apenas 12% são reciclados. Uma perda de quase R$ 8 bilhões ao ano. Os motivos para isso são muitos: falta de políticas públicas de incentivo à reciclagem, pouca conscientização ambiental da população, falta de incentivos para ações simples de coleta seletiva, entre outros.

Além dessas questões, há outra, mais complexa e pouco conhecida: a dificuldade de reaproveitamento de materiais muito elaborados, que exigem estudos específicos para o desenvolvimento de seus processos de reciclagem.

Sempre de olho nessas necessidades, a WiseWaste, empresa nacional, pioneira no segmento de logística reversa e valorização de resíduos, acaba de lançar o projeto ADOTE UM CIENTISTA, um programa em que alunos de mestrado irão trabalhar patrocinados pela indústria, para buscarem soluções específicas de reciclagem para os resíduos mais complexos.

Com a iniciativa, a WiseWaste dá mais um passo no sentido de fazer dos resíduos sólidos urbanos possibilidades reais de negócios e ainda apoia o desenvolvimento técnico e científico. Com isso, a empresa irá promover soluções para tornar os resíduos gerados no pós-consumo um negócio com valor de comercialização.

cientistaO programa ADOTE UM CIENTISTA funciona da seguinte forma: a companhia/ segmento/ associação “adota”, ou seja, designa uma pessoa, que pode ser um funcionário ou mesmo um estudante, para cursar a cadeiras de mestrado e desenvolver, como seu trabalho final, a solução para o resíduo gerado por quem adotou. A WiseWaste conta com a estrutura do curso de Engenharia de Materiais da Universidade Presbiteriana Mackenzie para essa finalidade.

Segundo o diretor da WiseWaste, Guilherme Brammer, o trabalho da empresa é desenvolver soluções customizadas para resíduo diversos, de simples reciclagem ou não, fazendo desse material uma possibilidade real de negócios. “Nesse cenário, unir a universidade à indústria traz benefícios a todos, do ponto de vista do conhecimento técnico, da geração efetiva de negócios e da sustentabilidade de modo geral”, afirma o executivo. Para o coordenador do Programa de pós-graduação em Engenharia de Materiais, Prof. Mauro Terence, o programa ADOTE UM CIENTISTA, amplia a integração entre a Indústria e a Universidade. “Essa relação é fundamental para alavancar desenvolvimento tecnológico do País”, afirma Terence.

Os estudantes poderão se cadastrar por meio do site www.wisewaste.com.br/adoteumcientista e passarão por uma avaliação do Mackenzie para poderem cursar o mestrado profissional.

Até o momento, a WiseWaste já promoveu a transformação de mais de 10 mil toneladas de materiais diversos (lata, plástico, compostos, entre outros) e já foram feitos mais de 50 tipos produtos a partir desses resíduos. O diferencial da empresa é que sua atuação é sempre no sentido de promover soluções que gerem escala e efetive negócios. “A ideia é fazer com que os detritos de uma empresa sejam transformados novamente em matéria prima e voltem para ela mesma ou para outra instituição. Trata-se do conceito de Economia Circular”, explica Brammer.

Advertisements

One thought on “ADOTE UM CIENTISTA! A união entre industria e academia em prol da reciclagem de resíduos complexos

  1. Reblogged this on iNTEReSSANTES CurioSidades and commented:
    Existe muito o que pode ser feito para abandonarmos esta cultura de que tudo é lixo e tudo é descartável. Existe muitas formas de se transformar materiais descartados em algo novo, precisamos que seja feito algo urgente pois a cada ano o volume de lixo jogado fora aumenta progressivamente.

    Deve se criar o habito de repensar uma utilização para nosso lixo, por que o que pode ser lixo para uma determinada empresa por exemplo que esta descartando algum resido pode ser a solução para alguma outra empresa que necessite daquela matéria prima. E como disse alguém interessante em algum lugar e época no mundo, na natureza nada se perde, tudo se transforma.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s