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Soluções rápidas para combater a insônia e dormir bem

É natural que, vez ou outra, o sono não venha. Pegar leve consigo mesmo evita rolar na cama à toa. Reunimos soluções simples para combater a insônia.  O homem nasceu para ser um dormidor. Na época das cavernas, tinha lá seus sobressaltos,sob a ameaça de animais selvagens. Mas e hoje? O quarto é seguro, o colchão anatômico, os lençóis com centenas de fios. Ainda assim os humanos parecem prontos a travar uma guerra com o travesseiro. 00   De acordo com a World Association of Sleep Medicine, a epidemia de sono ruim afeta 45% da população mundial. Mas será que toda essa gente tem mesmo dificuldade para dormir? “Algumas pessoas confundem variações da normalidade com problemas de sono”, diz Helena Hachul de Campos, pesquisadora do Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo, onde os especialistas já estão acostumados a depurar crenças equivocadas em muitos dos pacientes que chegam até lá. Às vezes, o paciente cronifica os sintomas dependendo da dimensão que dá ao problema. É preciso explicar que benzodiazepínicos não resolvem (levam à dependência) e dissolver pensamentos cristalizados sobre a dificuldade de dormir – usando a terapia cognitivo-comportamental, se necessário. Informação é fundamental. Existem as pessoas matutinas– que gostam de acordar bem cedo – e as vespertinas,que rendem melhor no final da tarde e à noite.“Há também os dormidores curtos, para quem quatro ou cinco horas de sono é tempo mais que suficiente. Bem diferente dos dormidores longos, que não se contentam com menos de dez horas”, diz Helena. Tudo isso é normal, desde que a pessoa sinta-se bem-disposta. Ainda dentro dessas variações, pode ser que a pessoa esteja passando por uma fase que esteja lhe tirandoo sono. Não significa um problema de saúde, como a insônia, mas um desarranjo passageiro no sistema que permite relaxar. O estresse é o grande culpado, mas também colaboram o excesso de tarefas – que impedem que a pessoa se desligue totalmente –, barulho, luz excessiva, falta de rotina. “O importante é não tentar dormir a qualquer custo, pois isso gera mais pressão. Buscar se acalmar ajuda o sono a aparecer”,aconselha o neurologista Shigueo Yonekura, do Institutode Medicina e Sono, com uma unidade em Campinas e outra em Piracicaba, ambas no interior paulista. A boa notícia é que alguns rituais simples de fato ajudam. Não falar de assuntos desagradáveis depois das 21 horas; fazer uma massagem nos pés… “Há uma linha direta entre a cabeça e os pés. Quando eles são bem cuidados, todo o corpo sente. Esse é o princípioda reflexologia”, explica a massoterapeuta Sueli Kato, da Clínica Kato Massagem Terapêutica, em Alphaville, São Paulo. Fonte: Bons Fluidos

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