Uncategorized

Primeira planta para captura de carbono em larga escala é inaugurada no Canadá

pranta-canadaFoi inaugurada a primeira planta em larga escala para captura e armazenamento de carbono no mundo. Ela foi feita numa termelétrica a carvão no Canadá – a estreia se deu no último dia 02 de outubro.

O projeto piloto, que custou US$ 1,25 bilhão, poderá renovar o interesse no uso de carvão para a geração de energia, caso apresente resultados satisfatórios, justamente em um momento em que esse tipo de matriz é questionado devido às emissões que produz.

A diretora da Agência Internacional de Energia (AIE), Maria van der Hoeven afirmou que a planta, inaugurada na província de Saskatchewan, é “um ponto significativo” na história do desenvolvimento das tecnologias de captura e armazenamento de carbono.

Esse tipo de tecnologia, apesar de controversa, apresenta-se como uma possível alternativa para reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) (veja mais aqui).

“Desejo ao operador da planta muito sucesso em demonstrar ao mundo que a captura de CO2 de uma usina geradora de energia em larga escala na verdade não é ficção científica, mas realidade atual”, finalizou a diretora.

A AIE afirma que essas técnicas de armazenamento e captura serão responsáveis por até um sexto das reduções de emissões no planeta até 2050. Sem a tecnologia, a agência informou que dois terços das reservas comprovadas de petróleo não poderão ser comercializadas.

A usina tem três térmicas a carvão – elas geram quase metade da energia usada na província em questão. No entanto, não anulam as emissões provocadas, apenas 70% delas.

Fonte: eCycle

Advertisements

One thought on “Primeira planta para captura de carbono em larga escala é inaugurada no Canadá

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s