Uncategorized

Holanda inaugura ciclovia que brilha no escuro

A Holanda inaugurou a sua primeira ciclovia que brilha no escuro, inspirada na obra do pintor pós-impressionista holandês Vincent Van Gogh. A ciclovia, inspirada na obra Noite Estrelada, passa pela província de Brabante do Norte, onde o artista nasceu, em 1853. O projeto faz parte de uma iniciativa governamental que visa a aumentar o uso da bicicleta em jornadas para o trabalho.

holandaciclofaixabrilhabbc04

A meta é aumentar o número de pessoas que optam pela bicicleta em detrimento do carro ou do transporte público em 20% nos próximos 20 anos. Mais de metade das viagens para o trabalho já são feitas em bicicletas na Holanda. A ciclovia que brilha tentará também incentivar o uso de bicicletas na volta do trabalho, evitando acidentes.

O designer que idealizou a ciclovia, Daan Roosegaarde, é conhecido por trabalhos que brilham no escuro. Ele disse à BBC que se inspirou nas estrelas de plástico fosforescentes usadas para decorar tetos de quartos de crianças.

“Desenvolvemos uma pintura eletrônica cuja intensidade do brilho é mais forte. Caso chova por muito tempo ou não haja sol, é possível recarregar esse material com eletricidade”, explicou.

Ele conta que, quando era pequeno, tinha o costume de brincar na natureza, construir barracas, criar ambientes com materiais que encontrava. “De repente, quando você vira adulto, dizem que você não pode mais fazer isso. Nunca acreditei nessa mentira”, brincou o designer.

“Temos que ser criativos. Vivemos no nível no mar. Se não fôssemos criativos, afundaríamos”, afirmou, referindo-se ao fato de que a Holanda, também conhecida como Países Baixos, tem parte de seu território protegida por diques para conter o avanço das águas.

Apesar da inovação, pedalar por um piso “aceso” não é exclusividade dos holandeses. Como já dissemos aqui no Share, a ciclovia “Starpath”, que fica no parque Christ’s Pieces em Cambridge, Inglaterra foi a primeira ciclovia no mundo que beneficia, através dos materiais com os quais foi feita, não apenas ciclistas, mas pedestres, o meio ambiente e o município onde está instalada. Quer relembrar essa história? Então clique aqui!

thumb-liquido-absorve-energia-solar-e-a-noite-emite-luz

Fonte: Terra

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s