Uncategorized

Conversa de meninas: 6 fatos incríveis que você não sabia sobre sua própria menstruação


tumblr voando1) O sangue purifica
: o ciclo menstrual renova os tecidos uterinos, eliminando energias que não nos servem mais. O útero se contorce, expulsando mágoas, tristezas e impurezas. É uma oportunidade para que todo o nosso corpo e alma também se regenerem, avaliando nossas próprias necessidades e o que devemos deixar ir com o sangue sagrado.
No nível físico, a menstruação age como uma proteção ao aparelho reprodutor feminino, deixando-o mais forte devido aos estrogênios naturais e demais hormônios.

2) É uma grande lição sobre a morte: a menstruação, ou seja, o despedir-se da semente não germinada, é uma pequena morte. a energia é, realmente, de perda – por isso muitas de nós ficamos mais frágeis e sensibilizadas durante o período. No entanto, é um ritual bonito, que deve ser encarado com leveza. Ao menstruarmos, compreendemos profundamente os ciclos de vida e morte, sendo mesmo responsáveis por esse ciclo – como as deusas que somos.

3) É poderosa: quando menstruadas, ficamos mais intuitivas, sensitivas e conectadas às deusas. Era através deste “estado alterado” de consciência que, na Antiguidade, xamãs, bruxas, sacerdotisas e curandeiras recebiam suas respostas de luz, pois a conexão com o divino fica extremamente fortalecida.

4) É altamente nutritivo: plantinhas ficam felizes quando regadas com o sangue menstrual, pois é fertilizante. o ideal é que se use um copinho menstrual e, diariamente, despeje o sangue nele contido em um jarro. Depois é só completar com água e alimentar suas plantinhas. Explico: o sangue menstrual contém três nutrientes importantes para as plantas – fósforo, potássio e nitrogênio. Essa tríade é essencial para que os vegetais cresçam fortes e sobrevivam às intempéries. O nitrogênio auxilia no crescimento das plantas, deixando-as verdinhas e bem vivas.

5) A abertura e desejo sexual aumentam: quando menstruadas, muitas mulheres atingem o ápice do seu tesão. O que é incrível, pois durante esse período estamos muito mais perceptivas, conectadas ao nosso instinto selvagem e extremamente receptivas… a experiência de partilhar esse momento, de uma energia TÃO intensa, com outra pessoa é única e maravilhosa. Recomendo!

6) Nosso ciclo se conecta com os ciclos lunares: como somos cíclicas, nada mais natural que sejamos conectadas com a energia mais cíclica e feminina da Terra: a lunar.

Os dois ciclos lunares/femininos são:
Ciclo da lua branca: mulheres que ovulam durante a lua cheia e menstruam na lua negra. criatividade direcionada ao mundo exterior.
Ciclo da lua vermelha: mulheres que ovulam durante a lua negra e menstruam na lua cheia. criatividade voltada ao mundo interior.

menstruacaoFASES DO PERÍODO MENSTRUAL

O ciclo tende a ter, em média, 28 dias, podendo oscilar para mais ou para menos. O primeiro dia da menstruação deverá ser anotado em seu diário como o primeiro dia do ciclo.

cada ciclo consiste em três fases:

1) Folicular: o ovário abriga minúsculos folículos. um deles se desenvolverá, crescendo e se expandindo. Esse processo dura aproximadamente 14 dias.

– nessa fase, a criatividade está em alta; é um período voltado para o mundo exterior, de extroversão e socialização.

2) Ovulatória: após os 14 dias, o folículo rompe, dando início ao período ovulatório. O óvulo descerá pelas trompas, e a mulher fica fértil. Os hormônios femininos se encontram elevados, o tesão aumenta, tal como a própria temperatura do corpo, momento propício para a fecundação ocorrer. Caso esta não ocorra, o óvulo continuará descendo para, enfim, ser expulso.

– aqui, a criatividade e energias da mulher atingem o seu ápice. As mulheres encontram-se férteis, abertas, receptivas ao mundo, às pessoas, às cores. Fase propícia para dar início a projetos e concretizar coisas. Além disso, o pensamento lógico e inteligência verbal encontram-se mais aguçados nesse período, devido ao nível de estrogênio no cérebro que engatilham maior atividade no hemisfério cerebral esquerdo, enquanto que rola uma queda de atividade no hemisfério direito. O corpo feminino está em seu auge, exalando odores fortes, magnéticos.

3) Lútea: à medida em que o óvulo percorria o seu caminho pelas trompas, o útero se preparava para recebê-lo, formando uma “caminha” no útero para acomodar o possível embrião. Essa massa é chamada de endométrio. Caso o óvulo não tenha sido fecundado, o endométrio começa a se desfazer para ser eliminado com a menstruação.

– poucos dias antes da menstruação, a mulher entra em um processo emocional de características marcantes – esse fenômeno ficou popularmente conhecido como TPM. O instinto, nessa fase, manifesta-se e a mulher vira bicho: sentidos aguçados, arredia, ligada e conectada à Terra e a seus instintos. Suas sombras estarão à flor da pele, revelando-se. Sentimentos ocultos de repente vêm à tona, por isso o aumento da sensibilidade. Inseguranças, medos, raivas emergem. O corpo está expulsando aquilo tudo que a impede de ser feliz, uma liberação de tudo aquilo que por apego prendemos e escondemos dentro de nós. A partir do momento em que você decide encarar as suas sombras, fitando-as nos olhos, a TPM deixará de ser uma fase dolorosa e desesperadora, tornando-se apenas um momento de introspecção, intuitivo.

… e finalmente, ao menstruar, eliminamos todas as supracitadas repressões, mágoas e quaisquer outro peso que carregamos dentro de nosso corpo durante o nosso ciclo!

Renascemos.

Fonte: Brasileiríssimos

Anúncios

One thought on “Conversa de meninas: 6 fatos incríveis que você não sabia sobre sua própria menstruação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s