Resenha

Resenha: Under the Dome

111949294_1GGSe você espera uma história como a da TV, produzida pela CBS vai se surpreender, e muito (como aconteceu comigo)! Apesar de inspirada pela obra de Stephen King, a adaptação para a TV perde muito em história e detalhes para o livro. Esqueça o incansável Barbie, a destemida Júlia, e os outros personagens. Eu já esperava por isso, já que todas as adaptações para cinema e TV alteram o rumo do texto, por uma questão de continuidade e às vezes de estilo, incluindo ou retirando características de um ou outro personagem, mas não imaginei que as diferenças fossem tantas.

A diferença mais impactante é que o livro, publicado no Brasil pela editora Suma, não é sobre ficção científica ou fenômenos físicos ou biológicos. É um livro sobre poder. O mais poderoso, é aquele que domina as situações e manipula as pessoas a seu favor, e essa é uma característica marcante de alguns personagens, principalmente de Big Jim. Ele é um dos vilões da história, mas, ao contrário do que vemos na TV, não é o único. Aliás, por ele, ter Chester´s Mill confinada pela redoma foi um presente dos céus, já que assim pode transformá-la em uma ditadura moderna, em que (assim como nas ditaduras da vida real – mesmo que as disfarçadas) vale tudo para continuar no comando.

Particularmente, adorei o livro, que teve as suas 796 páginas devoradas em menos de 3 semanas, e devo alertar os interessados que o texto é muito intenso. Orgânico.

Eu nunca tinha entendido o significado desse termo  – orgânico – nas artes, mas Under the Dome me fez entender (e sentir) a expressão. Nele, tudo é muito forte, muito real, as tragédias vão ao extremo, as mortes são muito sangrentas, os conflitos vão até as últimas consequências.

E o final? O que dizer sobre ele? Assustador e surpreendente, com uma pitada de confiança e otimismo… mas só uma fração de pitada. Tem que ler para entender.

Se você está em busca de uma experiência nova,  rica em detalhes e que lhe trará uma nova visão de mundo e novas reflexões sobre a vida, o poder, as relações políticas entre todas as pessoas de uma comunidade e até a metafísica, este é o livro certo para este momento da sua existência.

Boa experiência!!!

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s