Uncategorized

Resenha: A Mais Pura Verdade

a_mais_pura_verdadeMesmo a muitos quilômetros de distância,

um amigo ainda pode segurar a mão

e estar ao seu lado

Este é apenas um dos haicais que recheiam o livro A Mais Pura Verdade, de Dan Gemeinhart, que será lançado em 23 de março, pela Editora Novo Conceito.

Eu confesso que não sabia muito sobre haicais – apenas que eram poemas curtos, compostos de 3 linhas –  e com o Mark, personagem central do livro, aprendi que além de 3 linhas, as sentenças são formadas em uma mesma sequência: 5 sílabas na  primeira, 7 na segunda e novamente 5 na terceira.

Mas a estrutura dos haicais não foram o único ensinamento que o livro me trouxe. Ele também fala de coragem e covardia, em geral, duas faces de uma mesma moeda. A história é sobre Mark, um pré-adolescente normal, que tem um cachorro, uma melhor amiga, o sonho de escalar uma montanha e uma doença incurável que o acompanha há alguns anos.

Nesse pano de fundo, mais do que lutar contra a doença, Mark luta para realizar o seu sonho de ver o mundo do alto do Monte Rainier, como o seu avô fez um dia. Para isso, foge de casa, deixando todos à beira de um colapso nervoso. E no caminho para a sua realização, se envolve em situações perigosas, desafia a vida e faz amigos. Aliás, mesmo de longe, a presença de sua amiga Jesse e a companhia de seu cachorro Beau são as forças que o impulsionam a seguir em frente. Ao mesmo tempo, essa coragem de partir rumo ao desconhecido esconde o medo de conviver com que se ama quando a doença está dominando.

Uma história encantadora e emocionante, sobre o valor das amizades e a importância de se apostar (às vezes bem alto) em nossos sonhos, e que fará você sentir vontade de abraçar bem forte o protagonista – como afirmou Holly Goldberg Sloan, autora de Couting by 7s, sobre o livro.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s