Resenha

Resenha: O Homem de São Petersburgo

o_homem_de_sao_petersburgoPublicado em 1982 pela Editora Record (no Brasil), O Homem de São Petersburgo, de Ken Follett retrata a Inglaterra do início do século XX e suas relações internacionais, especialmente com a Rússia, com que deve assinar um tratado de cooperação, para o caso da Alemanha (que está no auge do seu fortalecimento bélico e econômico) decida invadir a França – fato que contribuiu para o início da Primeira Guerra Mundial.

A história está centrada no Conde inglês Stephen Walden, um aristocrata com ligações na corte que o tornam uma espécie de embaixador informal. Walden é casado com Lydia, uma russa tia do Príncipe Aleksey Andreyevich Orlof, almirante da Marinha Russa, parente do Czar. Walden e Orlof são os representantes da Inglaterra e da Rússia para negociarem e assinarem o acordo de cooperação.

Porém, anarquistas russos – em fase de conspiração para iniciarem a Revolução Russa – são contra o acordo, e Feliks Kschessinsky um revolucionário que havia passado quase 20 anos em fuga do exílio na Sibéria, toma para si a tarefa de assassinar Orlof e impedir que o acordo seja estabelecido.

A partir desse ponto o livro torna-se eletrizante, com diversas cenas de perseguições, tiros e corre-corre do tipo polícia e ladrão. Além disso, outro aspecto que faz com que a história pegue fogo é que com a chegada de Feliks à Londres, diversos aspectos do passado dos personagens vêm à tona, escancarando para o leitor uma intrincada teia de disputa, remorso, paixão e ódio.

Além de um excelente texto, fluído, rápido e inteligente, Ken Follett prende o leitor com lições sobre política externa, relações entre países e traz à luz questões pouco lembradas quando o assunto é a Primeira Guerra Mundial (ou qualquer outro conflito, em minha opinião), como por exemplo, que, em uma situação de guerra, o destino de milhares de pessoas está nas mãos (e na lábia) de duas, ou três pessoas. Recomendo!!!

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s