Uncategorized

5 jeitos de seu dinheiro trazer felicidade

Experts defendem que gastar hoje – só que da maneira certa – é garantia de conquistar mais satisfação com a vida.

1. Invista em mais experiências

dinheiro felicidade

Claro que aquela bolsa de grife era compra imperdível e trouxe alegria, mas nada se compara à emoção proporcionada pela aventura de um salto de paraquedas ou um passeio romântico de barco com o parceiro. Vivências nos permitem estreitar laços e criam lembranças sem prazo de validade – enquanto a satisfação de algo novo, em geral, passa rápido. Vale o mesmo na hora de presentear. “Se tem uma amiga que ama caminhar, leve-a para fazer uma trilha guiada, em vez de dar tênis novos”, diz Elizabeth Dunn, psicóloga autora do livro Dinheiro Feliz (JSN Editora).

2. Pague antes de consumir

porco felicidade

Parcelar pode minar o prazer obtido com uma compra. “A cada prestação, a frustração cresce e a alegria com o item diminui, além de atrapalhar o orçamento, fazendo você perder a liberdade de adquirir algo desejável num futuro próximo”, afirma Flávia Padoveze, administradora e autora do livro É da Minha Conta (Leya). Tendemos a desfrutar mais uma roupa nova ou viagem se deixamos para trás a pendência financeira. Isso não significa que o cartão de crédito seja sempre o vilão. Basta usá-lo com sabedoria.

3. Repense a poupança

dinheiro felicidade3

Pensar no futuro e nas emergências é importante, sim, e nunca haverá um consultor que diga o contrário. Entretanto, podemos cair na armadilha de guardar tanto dinheiro para usar depois que nada sobra para viver agora. Segundo Gustavo Cerbasi, educador financeiro brasileiro, pessoas que poupam demais têm mais chances de se sentirem frustradas um dia. Depois de acumular fundos, elas percebem que deixaram de realizar sonhos e agora possuem um grande montante sem destino específico ou tanta utilidade. “Corremos até o risco de, em um impulso, torrar tudo de uma vez”, enfatiza o educador financeiro. A dica é: pense em um importante projeto pessoal – pode ser uma viagem grandiosa, a compra de um imóvel ou um intercâmbio para o filho – e, por um tempo, passe a reservar boa parte do seu dinheiro para isso. O objetivo em mente a deixará mais tranquila, feliz e, melhor, menos sujeita à tentação de usar a soma em outra coisa.

4. Compre tempo

felicidade dinheiro2

É fato: nossos dias estão cada vez mais ocupados com tarefas, obrigações, compromissos inadiáveis. E, nessa rotina frenética, é comum deixarmos de lado nossos prazeres. A sensação de felicidade, então, pode ir para o beleléu. “Por isso, é vantagem pagar por todo tipo de serviço que facilite sua vida”, diz Elizabeth. Vale chamar a faxineira um dia a mais, uma passadeira ou um motoboy para levar aquele documento ao gerente do banco. O que conta é livrar a agenda para ir à massagem ou ao cinema.

5. Olhe mais para os outros

dinheiro felicidade3

No orçamento de casa, é comum que quase toda a renda vá para contas e mais contas – e, diante de uma sobra, bata logo aquela vontade de comprar uma roupa nova, um creminho ou um perfume. A psicóloga Elizabeth, no entanto, ressalta que dar um presente ou fazer uma doação pode ser tão prazeroso quanto se mimar. Para ela, a generosidade faz nos sentirmos melhor em relação a nós mesmas e ao mundo. Você pode acertar uma contribuição mensal para uma instituição ou ajudar alguém do seu convívio. Ou apenas dar a sua irmã, de surpresa, algo que ela tanto queria.

A sensação de bem-estar será imediata – e talvez maior do que se gastasse com a blusinha da vitrine.

Fonte: Brasil Post

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s