Uncategorized

Contato com a natureza gera vitalidade, diz estudo

A correria do dia a dia com atividades rotineiras no trabalho, em casa, na escola ou na faculdade acabam gerando uma série de desconfortos, como estresse, mau humor e cansaço, sem contar a sensação de fraqueza. No meio desse turbilhão, muitos sentem a necessidade de uma pausa. Mas o que seria melhor: um café ou um passeio rápido no parque?

103108_Papel-de-Parede-Natureza--103108_1600x1200

“A natureza é combustível para a alma”, diz Richard Ryan, principal autor e professor de psicologia na Universidade de Rochester, nos Estados Unidos. Ryan comenta que quando nos sentimos cansados, paramos para tomar uma xícara de café quando deveríamos entrar em contato com a natureza para renovar nossas energias.

Nos últimos anos, grandes pesquisas de psicologia experimental apontaram uma ligação do aumento de energia e da sensação de bem-estar relacionada com a exposição à natureza. Alguns estudos sugerem que a presença da natureza ajuda a eliminar a sensação de cansaço ao longo do dia. Aproximadamente 90% das pessoas entrevistadas para um estudo de Ryan relataram que sentem mais energia quando exercem atividades ao ar livre. Essa sensação de energia, vai além da momentânea, pois mantem o organismo mais forte e resistente a doenças físicas. Netta Weinstein, uma psicóloga da Universidade de Hamburgo, Alemanha, observou em seu estudo que estudantes que estiveram em contato com a natureza ou imaginaram-se em situações ligadas a natureza, ficam mais bem-humorados e carinhosos com as pessoas ao seu redor.

Uma simples caminhada ao ar livre, em um parque, por exemplo, concede uma série de benefícios, como alívio do barulho, por exemplo, o qual estamos expostos diariamente nos centros urbanos e que interagem com os nossos nervos sensíveis. A caminhada rápida aumenta a endorfina, hormônio de bem-estar que melhora o humor; o fato de nos sentirmos conectados a todos os elementos que a natureza tem, proporciona uma sensação de paz, pois é algo que não nos faz exigências, apenas nos oferece o privilégio de apreciá-los. De acordo com outra pesquisa recente, andar em espaços verdes naturais pode colocar o cérebro em um estado meditativo, permitindo que você preste atenção ao mundo ao seu redor, criando a calma necessária para a reflexão e dando oportunidade à criatividade. Fonte: eCycle

Anúncios

2 thoughts on “Contato com a natureza gera vitalidade, diz estudo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s