Uncategorized

Amigos fazem ação criativa por doação de sangue

doa-seOs baixos índices de doação de sangue no Brasil levaram um grupo de amigos a se reunir para tentar melhorar este quadro. Moradores de São Paulo, os publicitários Mateus Oliveira, Vinicius Sakamoto e Rafael Rodrigues apostaram na criatividade para desenvolver a campanha DOA-SE, que visa chamar a atenção da população para a importância da causa.

Iniciada na última quinta-feira (11), a ação propõe que a famosa placa de “vende-se”, afixada nos carros, seja substituída por um papel com os dizeres “doa-se”, que naturalmente despertam a curiosidade. Quando o interessado se aproxima para ver o contato de quem está “doando o veículo”, acaba se deparando com o número de telefone de um hemocentro e a mensagem: “doar sangue não chama tanto a atenção, mas ajuda muita gente. Entre nessa campanha. Ligue agora e agende sua doação”.

campanhadoacaosanguevcreportermateusoliveira-2Um dos idealizadores da campanha, Mateus Oliveira afirmou que ele e os amigos se deram conta do quanto são recorrentes os pedidos de colegas por doação de sangue. O trio reuniu dados que apontam que, a cada dois minutos, um paciente precisa de sangue no Brasil. No entanto, de acordo com a Fundação Pró-Sangue, apenas 1,9% da população doa sangue regularmente. O publicitário disse que o número é preocupante, já que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o mínimo de doadores regulares seja de 4% a 6%.

Outro fator que motivou os publicitários a se engajarem na causa foi a descoberta de que junho e julho são os meses nos quais os hemocentros recebem o menor número de doações. Os três entraram em contato com bancos de sangue, que relataram ao grupo que a queda nessa época é de 30%, aproximadamente, e que alguns fatores recentes, como as epidemias dengue, consumiram muito o estoque de sangue em alguns locais.

Fonte: Terra

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s