Uncategorized

O homem que vende óleo de cozinha usado para oferecer cinema de rua a crianças carentes

cinemaSabão, glicerina, biodiesel… O óleo de cozinha usado possui diversas finalidades. No Rio de Janeiro, ele está sendo usado até mesmo para proporcionar sessões de cinema para a criançada do Complexo da Maré, na zona norte.

É que, desde 2013, um morador da região, Bhega Silva, percebeu a quantidade de óleo usado que era jogado nolixo por moradores e estabelecimentos comerciais da Maré – entupindo os encanamentos e poluindo o meio ambiente – e decidiu coletar o resíduo para vendê-lo.

A refinaria local paga R$ 0,80 por litro de óleo usado ao morador, que não acha justo embolsar o dinheiro sozinho. Já que o resíduo coletado é doado por toda a população, Bhega decidiu usar o montante para investir em uma iniciativa que beneficiasse toda a comunidade. Assim nasceu o projeto Cinema do Beco, que oferece sessões de cinema gratuitas às crianças da Maré.

Toda semana tem pipoca, refrigerante e um filme de temática socioambiental – como ‘Tainá’ e ‘Rio’ – sendo exibido em algum canto da comunidade, por meio de equipamentos comprados com o dinheiro da venda do óleo usado. As sessões de cinema são anunciadas pelo próprio Bhega, que percorre toda a Maré de bike com um alto-falante, fazendo a alegria da criançada.

Foi o jeito que o carioca encontrou de promover acultura e a consciência ambiental no lugar onde mora – e, de quebra, resolver o problema do descarte incorreto de óleo usado. Foi ou não foi uma excelente ideia?

Foto: Divulgação/Cinema do Beco

Fonte: Radio Vivazen

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s