Resenha

Resenha: Zac & Mia

Zac e Mia CAPA.inddZAC & MIA.

Quando vi o título e a cara do livro logo pensei: mais um livro sobre adolescentes, para adolescentes. Errei feio. É sim, sobre jovens, mas em nada lembra histórias de baladas, bebedeiras e primeiros-amores.

O livro, escrito pela australiana A. J. Betts e publicado pela Editora Novo Conceito conta a história de Zac & Mia, que, na casa dos 18 anos, se conhecem em um hospital em Perth, capital da Austrália  Ocidental, durante um tratamento de câncer. Ele com leucemia, ela com problemas no tornozelo.

Ai parei e pensei: que livro deprê! (principalmente porque comecei a ler enquanto estava acompanhando a minha avó, que estava hospitalizada). Quase desisti, achei que era hospital demais para uma semana só. Com uma narrativa compartilhada entre os dois personagens, a história começou a mudar, e a me mostrar coisas que até então, eu nunca tinha notado.

A principal delas é que o estigma que acompanha quem tem a doença com a letra C (como se refere ZAC). As outras pessoas as tratam como se elas fossem a própria doença, como se nada mais houvesse em suas vidas além disso. E há, sempre há, e o livro mostra muito bem isso, as outras coisas. Vida comum, como a sua e a minha. Há música, amigos, trabalho, escola, futebol, amor. E cumplicidade. Uma cumplicidade que muitas vezes só existe entre pessoas que estão passando pela mesma situação.

Também existe revolta, pânico, medo, pedidos silenciosos de ajuda. E aceitação, de si, e dos outros, e o reconhecimento de que o amor existe nas mais diferentes formas, e que só o reconhecimento deste fato – e dos sacrifícios que fazemos pelos que amamos (e que fizeram por nós) – permite que as pessoas alcancem a tranquilidade e a força necessárias para seguir em frente, apesar das dificuldades.

Prepare-se para fugas, viagens de carros, comidas estranhas, feiras de produtos agrícolas e  cumplicidade. Uma história penetrante, do tipo que a gente nunca vai se esquecer. Um

Foi um livro lição. Daqueles pra se ler mais de uma vez na vida.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s