Uncategorized

Torneio de Robótica Fisrt Lego League será realizado em Araras/SP

FLLicon_RGBA etapa regional do Torneio de Robótica da First Lego League (FLL), organizada pelo SESI, será realizada em Araras, entre os dias 19 e 21 de fevereiro, no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA).

Mais de quatro mil estudantes de escolas públicas e particulares, totalizando 500 times, estão participando da temporada, que teve início em novembro em disputas realizadas em 11 cidades das cinco regiões do país. Araras foi selecionada para sediar uma das etapas do evento, por meio da equipe Insabots, que representa o colégio no torneio. No ano passado, a equipe conquistou o primeiro lugar no desafio de robô, no campeonato nacional da FLL, que ocorreu em Brasília.

A competição é divertida, tem emoção de sobra, mas o melhor de tudo é que faz parte de um processo de aprendizagem. Com a robótica, alunos e professores aprendem juntos conteúdos de física, química, biologia e matemática, com mais inovação, criatividade e raciocínio lógico. Sem falar no incentivo para que os alunos escolham carreiras nas áreas de engenharias e tecnologias.

Nesta etapa, mais de 600 alunos, de 9 a 16 anos, divididos em 60 equipes participarão das disputas. As melhores equipes garantem vaga na etapa nacional que será realizada em março deste ano em Brasília/DF.

Com o tema Trash Trek, os alunos têm pela frente um desafio que envolve a busca de soluções para o lixo nosso de cada dia. Com isso, estudantes identificaram um problema na maneira como lidamos com o lixo e desenvolveram uma solução inovadora para esta questão, que, na forma de projetos de pesquisa serão apresentados e avaliados durante a competição.

panormica-150315

As equipes serão avaliadas também em outras três categorias: Design de robô, em que os alunos planejam, projetam e constroem robôs com peças LEGO. Depois, eles apresentam o desenho mecânico, a estratégia adotada e a programação desenvolvida com uso da tecnologia Mindstorms. Na categoria Core values, o que conta é o trabalho em equipe e o espírito colaborativo entre as equipes. E finalmente, o Desafio do robô, quando os robôs autônomos cumprem missões na mesa da competição, mesa de competição, em partidas de até 2 minutos e meio.

Desde 2013, o SESI é o operador oficial do Torneio de Robótica FLL, em parceria com a instituição norte-americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) e o Grupo LEGO (Dinamarca).

insabotsSOLUÇÕES PARA O LIXO 

A equipe Insabots, formada por 12 alunos entre 11 e 16 anos do Insa, participará do torneio apresentando o projeto de pesquisa denominado Ecobots Conscientes. Desde março do ano passado, os alunos trabalham diariamente na pesquisa sobre soluções para o lixo e implantaram um Ecoponto na escola para a coleta de lixo e separação correta de recicláveis. Além disso, eles também produziram uma cartilha sobre o tema, direcionada aos alunos dos 5º e 6 º anos do Ensino Fundamental. O objetivo dos alunos é ampliar o alcance do projeto e divulgá-lo para outras escolas interessadas em implantar o Ecobots Conscientes.

Paralelamente ao projeto de pesquisa, os alunos trabalham no desenvolvimento do robô que deve cumprir a missão estipulada no torneio. Para apresentar todo esse trabalho, a equipe tem uma extensa carga horária com treinos diários de quatro horas inclusive nas férias, quando os treinos foram de oito horas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s