criatividade / Educação

Insabots garante vaga no Torneio Internacional de Robótica na Austrália

20160320135905 (2)

Depois de dois dias de disputa no Torneio Nacional de Robótica em Brasília, a equipe Insabots, formada pelos alunos do INSA (Instituto Nossa Senhora Auxiliadora), garantiu vaga para o Torneio Aberto em Sidney, na Austrália, que acontecerá de 3 a 5 de julho de 2016. Nos dias 19 e 20 de março, na unidade do SESI Taguatinga, no Distrito Federal, aconteceu a etapa nacional do Torneio de Robótica, da First Lego League (FLL), organizado pelo SESI, com a participação de 77 equipes classificadas nas 11 disputas regionais.

A equipe Insabots, formada por alunos entre 11 e 16 anos,  após conquistar o troféu de vice-campeã na etapa Regional do Torneio que aconteceu em Araras, está entre as 15 melhores equipes do Brasil que vão disputar os torneios internacionais nos Estados Unidos, Austrália, Espanha e Filipinas.

Ambas as premiações foram pelo desempenho da equipe em todas as categorias, que incluem desafio e design do robô, trabalho em equipe e projeto de pesquisa. No torneio em Araras, a pesquisa do Insabots foi selecionada pelos juízes para ser apresentada ao público presente.

SOLUÇÕES PARA O LIXO

O projeto de pesquisa consiste no desenvolvimento do aplicativo PEG – Projeto Ecobots Gameficado – direcionado, primeiramente aos alunos da escola, que marcam pontos conforme praticam ações corretas no destino do lixo. Sua aplicação é feita em parceria com a cantina da escola que deve digitar o código do ID, único para cada aluno, que por sua vez, ganha pontos com direito a uma vida nos jogos do aplicativo. No entanto, o app não restringe apenas aos alunos da escola, outras pessoas que armazenarem corretamente o lixo nos pontos específicos de coleta terão acesso bastando digitar seu CPF.

Esse projeto recebeu um aprimoramento do seu formato inicial que era voltado para conscientização e sensibilização dos alunos de escolas públicas e particulares sobre o destino do lixo do nosso dia a dia. A equipe Insabots havia implantado um Ecoponto na escola que servia como ponto de coleta de lixo e separação correta do mesmo, e paralelamente produziu uma cartilha que orientava como reduzir, reciclar e reutilizar o lixo produzido dentro do ambiente escolar. Nesta mudança, o Ecoponto passou a ser a cantina e o aplicativo tem como objetivo abranger maior número de pessoas por ser de fácil acesso, compatível a qualquer smartphone com sistema Android. Ainda está em vias de ser implementado por outros pontos de coleta como em farmácias, no recolhimento de medicamentos .

Os alunos, desde agosto do ano passado, são orientados e acompanhados pelo professor de robótica da escola, Leonardo Curtolo Leandro, com o apoio da professora mentora Eneida Maria Spatti. Vale lembrar que o tema desta temporada do torneio, teve como desafio Trash Trek, que envolve a busca de soluções para o lixo nosso de cada dia. Com isso, esses estudantes tiveram que identificar um problema na maneira de como lidar com o lixo e desenvolver uma solução inovadora.

A ida ao Torneio Nacional em Brasília foi possível graças a eventos promovidos pela equipe, com total apoio da escola e dos pais. No dia 27 de fevereiro, aconteceu o show com a dupla Alex & Gustavo, cuja renda foi revertida para a equipe. Já no dia 11 de março, aconteceu um show de prêmios que angariou o restante da verba para a concretização da viagem.

APRENDER BRINCANDO

A disputa é divertida, tem emoção de sobra, mas o melhor de tudo é que faz parte de um processo de aprendizagem. Com a robótica, alunos e professores aprendem juntos conteúdos de física, química, biologia e matemática, com mais inovação, criatividade e raciocínio lógico. Sem falar no incentivo para que os alunos escolham carreiras nas áreas de engenharia e tecnologia. Desde 2013, o SESI é o operador oficial do Torneio de Robótica FLL, em parceria com a instituição norte-americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) e o Grupo LEGO (Dinamarca).

O Brasil nos torneios internacionais
Equipe Para onde vai
Red Rabbit/SP World Festival/EUA
Jedi’s/SP World Festival/EUA
Conectados/PR World Festival/EUA
RoboCOE/SE Campeonato Norte-Americano/EUA
Mega Snakes/SP Aberto Europeu/Espanha
Thunderbóticos/SP Aberto Europeu/Espanha
Robotics School/SP Aberto Europeu/Espanha
TechCOE/SE Aberto Europeu/Espanha
AC/DC/EG/SP Aberto Europeu/Espanha
TecMade/AL Aberto Europeu/Espanha
FrancoDroid/RJ Aberto Europeu/Espanha
Insabots/SP Aberto Ásia-Pacífico/Austrália
Roboecus/SP Aberto Ásia-Pacífico/Austrália
Fênix/SP Aberto Asiático/Filipinas
Robotic Generation/SP Aberto Asiático/Filipinas

Insabots está entre as 15 melhores equipes do Brasil que vão disputar os torneios internacionais de robótica!!!!!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s