Quais são os atalhos para a sua felicidade?

Camera 360Hoje acordei com os miados insistentes do Teobaldo, meu gato de 4 meses, que está descobrindo os mistérios e as belezas da nossa vizinhança paulistana. Hoje, ele miava muito, longamente,  direto da janela do apê do meu vizinho (sim, ele e a Agnes,  a sua irmã,  tem passe livre na casa da frente).
Da janela de lá,  ele olhava a janela de cá,  e quando me viu, miava mais ainda, na expectativa de que de alguma forma eu o pegasse. A vontade dele de voltar para casa era tão grande e desesperadora que ele nem percebia o muro ao seu lado, que serviria de atalho para que ele voltasse pra casa.
Vendo aquela cena, comecei a me lembrar de todas as situações semelhantes que eu já passei. Todas as vezes que ao me deparar com uma questão importante,  e no desespero para vê-la resolvida, não percebi os “atalhos” que me levariam até saída tao desejada.
Quantas vezes ficamos tão focados , tão desesperados pela solução que não enxergamos as saídas alternativas,  que também nos levariam ao objetivo, muitas vezes de forma mais simples e menos dolorida? Preferimos ficar lá parados, miando, esperando por um salvador, seja ele o pai, a mãe, os amigos ou o príncipe encantado num cavalo brande, de preferência alado.
O Téo, hoje de manhã, me mostrou que quando estamos no olho do furacão, seja ele de que tamanho for, precisamos antes de qualquer coisa acalmar a mente – pode ser por meio da respiração, de meditação, de uma volta no quarteirão, de um papo com um amigo, de um aperto no bicho de estimação. Depois disso, geralmente no dia seguinte, a tempestade certamente já estará menor, e os atalhos com as saídas alternativas começarão a aparecer.
Depois disso, basta ter paciência para procurar, força para analisar e coragem para encarar! Escrevo aqui essa história, com cara de lição de moral (mas é só um papinho de auto-ajuda) para todos nós, especialmente para mim mesma, que na hora da confusão, sou a primeira a me desesperar e ficar cega pela ocasião. Quando trilhamos um único caminho, deixamos de aprender e de viver situações impensadas, que as rotas alternativas nos proporcionariam…
Vamos para a luz galera! vamos para a luz!!!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.